quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Pai, um homem de valor

 Paz do Senhor Jesus amados, segue uma dica ai para o paizão que ama seu filho. Uma obra do Pr. Hernandes dia lopes, vamos falar um poco sobre o autor.

É pastor de confissão presbiteriana. Aos 56 anos de idade, é considerado hoje uma referência em diversos ambientes denominacionais, sendo frequentemente requisitado para pregações e conferências em eventos e igrejas de linha histórica, reformada e pentecostal. Começou a carreira ministerial como a graduação em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas (SP), em 1981. No ano seguinte, assumiu o púlpito da 1ª Igreja Presbiteriana de Bragança Paulista (SP). Em 1985, tornou-se titular da 1ª Igreja Presbiteriana de vitória (ES), onde permanece até hoje.
Dono de sólida formação acadêmica - é doutor em Ministério tem doutorado em Ministério pelo Reformed Theological Seminary, do Mississippi (EUA).
Hernandes é um dos escritores cristãos mais prolíficos da atualidade. Tem mais de 100 obras publicadas, com destaque para a série Comentários Expositivos Hagnos, títulos na área de família, como Casamento, Divórcio e Novo Casamento, Casados & Felizes e Mães Intercessoras, obras de teologia e espiritualidade como A Segunda Vinda de Cristo e sucessos editoriais, como Morte na Panela, Escolhas Perigosas e Pregação Expositiva.


Sobre a obra: Os homens mais felizes do mundo estão longe dos holofotes, não amealharam riquezas nem frequentaram as altas rodas sociais, não chegaram ao topo da fama nem beberam todas as taças dos prazeres. Os homens que fartaram a alma com os mais finos manjares espirituais e alcançaram a mais encantadora realização são heróis anônimos. São homens que não foram aplaudidos pelo mundo, mas foram aprovados no recesso da família. A maior realização de um homem não é ser grande aos olhos do mundo, mas ser um homem honrado dentro de seu lar, diz o autor em seu prefácio. 

  1. Pais e filhos, um relacionamento vital para a família: O dever dos filhos para com os pais , trazendo Ef 6.1-3 como ancora do tema onde é o primeiro mandamento com promessa em relação a obediência dos filhos.  O dever dos pais com os filhos, trás Ef 6.4 onde os pais não devem provocar seus filhos, Paulo ensina, entretanto, que o pai cristão deve imitar outro modelo. Ele exorta os pais não a exercer a autoridade, mas a contê-la. a paternidade é derivada de Deus  Ef 3.14,15;4.6. Os pais humanos devem cuidar dos filhos como deus Pai cuida de sua família. Exortações positiva e Exortações negativas. 
  2. Um grande homem que fracassou como pai:  A família do sacerdote Eli é um exemplo de uma família que tinha tudo para dar certo, mas desintegrou-se. Embora tenha sido um grande homem, ele fracassou como pai; era famoso fora dos portões, mas um perdedor dentro de casa; cuidava dos outros mais esqueceu de sua própria casa. Filho que tinham tudo para ser uma benção, Sinais da derrocada espiritual desses jovens eles erma sacerdotes, mas absolutamente profanos, eles eram sacerdotes, mas desprezaram o culto divino, eram sacerdotes, mas viviam escandalosamente na imoralidade. Eli foi um pai ausente, Eli foi um pai omisso, Eli foi um pai conivente, Eli foi um pai bonachão, Eli foi um pai fatalista. Ele subestimou as advertências solenes de Deus até que chegou o dia em que o Senhor disse "Basta!" Então, sua família foi removida do caminho e a glória do Altíssimo foi afastada do povo.
  3. Um pai que orava pelos filhos: Nós nos preparamos para fazer as coisas mais importantes da vida. Preparamo-nos para entrar na escola, para o vestibular, para um concurso público, para um pleito político, para uma viagem. Mas poucos são os homens que se preparam para a paternidade. Consideramos  exemplo de Jó, um homem de valor, um pai de verdade. Jó era um homem íntegro no meio de uma geração perversa, Jó era um home que associava sua vida moral à sua vida religiosa, Jó se preocupava com a salvação dos filhos, Jó se preocupava com a santidade de seus filhos, Jó se preocupava com a vida íntima de seus filhos com Deus, Jó era um pai intercessor.
Esses são alguns pontos que o autor aborda, espero que gostem da dica e uma boa leitura a todos. 



                

Nenhum comentário:

Postar um comentário